Você sabe o que é aconselhamento bíblico? E aconselhamento cristão? Mas e apenas aconselhamento? Sim, por mais que todos tratem do processo de aconselhar alguém, os três são coisas bem diferentes. Então vamos definir o que é cada um desses tipos de aconselhamento e descobrir o que é cada u deles.
O que é aconselhamento?
“Aconselhamento é uma conversa em que uma das partes com questões, problemas e dificuldades procura auxílio de alguém que acredita ter respostas, soluções e ajuda.”
Aconselhamento é um conceito inclusivo e não restrito aos cristãos. Nós estamos aconselhando o tempo todo. Sempre que oferecemos ajuda à questões ou problemas de outras pessoas estamos aconselhando. Uma mãe que orienta seu filho acerca da importância do estudo está aconselhando. Um marido que confronta sua esposa sobre a necessidade de cuidar pra própria saúde está aconselhando e até um psicólogo que trata um paciente com traumas de infância está aconselhando.
Para aconselhar a única coisa que precisamos é articular alguma visão da realidade que compreenda o dilema do aconselhado e oferecer alguma resposta àquele dilema. A grande questão é que aconselhamento é uma atividade teológica, pois se para aconselhar tal visão da realidade é sempre teológica. Se Deus é o criador e autor da realidade, se todas as coisas subsistem por meio dele, toda interação ou visão que temos da realidade reflete uma visão ou entendimento do próprio Deus.
E o que é aconselhamento cristão?
“Aconselhamento cristão é o aconselhamento em que o conselheiro acredita que a Bíblia é útil para o aconselhamento, porém não suficiente para isto.”
Muitos conselheiros cristãos, desde o século XX, introduziram técnicas seculares nos processos de aconselhamento por acreditar que a Bíblia não teria respostas suficientes aos dilemas do aconselhado. Desde então começaram a se valer de teorias e técnicas de linhas psicológicas para suplementar o aconselhamento.
Vale ressaltar que aqui não estamos querendo dizer que métodos psicológicos são inúteis ou sem valor. Dentro de uma consulta ou tratamento psicológico existem muitas técnicas que são válidas e que até se alinham com princípios bíblicos, a questão é que elas são úteis dentro de um consultório, quando falamos do aconselhamento da vida comum da igreja a discussão é outra.
Por quê? Porque se não cremos que a Bíblia é suficiente para resolver qualquer dilema humano temos um grande problema teológico. Sendo assim, não estaremos prontos para aconselhar biblicamente se não tivermos clareza sobre teologia, ou seja, sobre o que Deus nos ensina hoje sobre qualquer tópico através da Sua Palavra.
O que é aconselhamento bíblico?
No livro Aconselhamento Bíblico Cristocêntrico, John Piper define aconselhamento bíblico como sendo:
“o uso da linguagem centrada em Deus, saturada da Bíblia e sintonizada com o emocional para ajudar as pessoas a se tornarem devotadas a Deus, exaltadoras de Cristo e que alegremente abnegadas, amam outras pessoas”.
Essa definição não é exaustiva e está longe de ser a única, visto que dentro da literatura sobre o tema podemos encontrar diversas outras definições. Apesar disso, existem alguns princípios em comum que podemos usar para definir aconselhamento bíblico.
- Aconselhamento bíblico é centrado na Palavra de Deus
O aconselhamento verdadeiramente bíblico crê e se vale da suficiência das Escrituras como sendo a nossa única regra de fé e prática e acredita que a Bíblia é suficiente para nos revelar Deus e os seus atributos, nos conformar a imagem de Cristo através da ação do Espírito Santo. É através dele que os crentes participam e usufruem do ministério privado da Palavra.
- Aconselhamento bíblico é relacional
É fundamental que conselheiro e aconselhado compartilhem um relacionamento verdadeiro um com o outro e com a igreja de Cristo. Aconselhamento é feito por irmãos da mesma família que crescem juntos em maturidade e santidade.
- Aconselhamento bíblico é uma dádiva
Aconselhamento é uma das formas graciosas que Cristo proporciona à sua igreja para que através da confrontação do pecado, exposição e abandono dos ídolos do coração e a partir de um processo de mudança verdadeiramente bíblico com genuíno arrependimento por parte de seus membros, ela se mantenha santa e cada vez mais parecida com Ele.
Então, respondendo a pergunta: o que é aconselhamento bíblico? É o aconselhamento fundamentado na Palavra de Deus, relacionalmente prático e que é uma benção para a santidade do corpo de Cristo.
Deixe um comentário